Outubro Rosa

Apoie essa causa você também
Apoie essa causa você também

Olá Gente, hoje venho falar sobre um assunto muito sério e importante para a vida de uma mulher…O “Câncer de Mama”.  Conhecida como Outubro Rosa, a campanha de concientização contra o Câncer de Mama é realizada por várias entidades, em pró da importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

laço cancer de mama

O nome da campanha remete a cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o Câncer de mama. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos na década de 1990, Para estimular a população a participarem do controle do Câncer de Mama.

O Câncer de mama é uma doença que resulta da multiplicação de células anormais da mama, formando assim um tumor. Vocês sabiam que há vários tipos de Câncer de mama, e que alguns se desenvolvem rapidamente e outros não? Conhecer seus principais tipos ajuda a entender o que acontece, pois alguns tumores são mais agressivos e outros nem tanto. e Existem também aqueles que crescem com maior ou menor intensidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Câncer de Mama está entre os tipos de tumores que mais causam morte, cerca de 450 mil por ano…infelizmente!

Como fazer um exame preventivo? deixo abaixo uma pequena demonstração de como ser feito.

Exame Preventivo Câncer de Mama
Exame Preventivo Câncer de Mama

Quem tiver o Câncer diagnosticado precocemente,  pode até não precisar fazer sessões de quimioterapia e radioterapia.  Se diagnosticado logo, as chances de cura são bem maiores, por isso o auto exame é importante e deve ser feito mensalmente após os 30 anos de idade.

laço cancer de mama

Caso encontre algum caroço em volta da auréola procure imediatamente um médico e siga a risca todas as recomendações que lhe for dada por ele.

Recomendações médicas
Recomendações médicas

 

O Câncer de Mama tem alguns tipo de estágios, segue abaixo quais são eles:

Estágio 0 – É quando a doença está restrita ao local que começou.

Estágio 1 – É quando a doença invade a região local, porém possui no máximo 2cm de tamanho (carcinomas invasivos = tem chance de mandar células para outras partes do corpo).

Estágio 2 – É quando a doença invade a região local, porém possui entre 2 a 5cm de tamanho e ínguas pouco comprometidas na axila (carcinomas invasivos).

Estágio 3 – É quando a doença invade a região local, porém possui tamanho maior que 5cm e ínguas muito comprometidas na axila (carcinomas invasivos) .

Estágio 4 – É quando a doença invadiu outras partes do corpo como: pulmões, ossos, fígado e etc.

Chances de Cura
Chances de Cura

Tratamento – Os tratamentos do Câncer de Mama resume-se em Clínicos e cirúrgicos.

Clínicos: Os tratamentos clínicos envolve vários tipos de medicamentos chamados hormonioterápicos e quimoterápicos cada um com sua função e efeito colateral.

Cirúrgicos: Os cirúrgicos envolvem os tratamentos conservadores, aqueles que preservam a mama com as tumorectomias, quadrantectomias, e os radicais – conhecidos como mastectomias.

Quanto mais informação a pessoa tiver, mais acertivo será o seu tratamento, e as chances de vencer o Câncer se tornam maiores.

Lembrem – se: toda mulher tem direito a um dia Rosa por ano, o dia de fazer a sua mamografia. Seja uma mulher cociente e faça a sua mamografia anualmente.

Abrace essa causa você também
Abrace essa causa você também

Bom gente espero que tenham gostado. Sei que o  assunto  é um pouco diferente dos que tenho postado, mas apoio a causa e acredito que se cada um fizer a sua parte, podemos vencer essa luta. E para você que ainda não está na idade de fazer este tipo de exames, mas que tem amiga, tia, mãe, sogra, prima ou alguma conhecida mulher…compartilha essa informação para elas…uma informação pode salvar uma vida.

Vou ficando por aqui….bjinhos..Mil!!!

 

 

 

Uma opinião sobre “Outubro Rosa

  • outubro 13, 2015 em 9:18 am
    Permalink

    Otimo post!!!
    Informação é tudo!
    Vamos nos pre venir e ajudar, multipliquem essa idéia!!
    Parabens Mil!!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *